Desafio Tupinambá leva cerca de 500 atletas a trilhas e belezas do Parque da Cidade, em Niterói

Em mais uma edição do Desafio Tupinambá, pouco mais de 500 atletas várias cidades exploraram no primeiro domingo de dezembro as trilhas do Parque da Cidade, em Niterói. Os atletas largaram na Praia de São Francisco e se dividiram em percursos de 9K e 18K, até a Praia de Piratininga; Percursos incríveis, poucas vezes explorados em provas de trail run dentro de centros urbanos.

Cristiano Marcelino, da Nit2Sports, estava feliz com o evento que conseguiu entregar aos atletas e espera ter consolidado a prova no calendário da modalidade.

“Conseguimos oferecer uma verdadeira experiência trail dentro de um centro urbano. Foram trilhas inéditas com muito single track, pedras, mirantes, ilha e muito mais, totalizando mais de 1.000 metros de desnível positivo na maior trilha urbana de Niterói. Entregamos um evento de qualidade, respeitando cada atleta que dedicou a manhã de domingo a nos prestigiar”, afirma Marcelino.

A prova teve um excelente nível técnico, com novos recordes na distância de 9K. Leonardo Torres (Torres Trail Run) sagrou-se bicampeão da distância, fechando a prova em 46:16. Entre as mulheres, vitória de Nubia de Oliveira (RR Trainer), com 59:09.

“Uma prova muito bem organizada pela Nit2Sports. Prova traiul em Niterói é coisa rara. E essa foi em nosso centro de treinamento. Não poderia ficar de fora. Parabéns a todos que fizeram a prova. Uma prova gostosa, mas que dói um pouquinho”, disse Leonardo.

Já a campeã Nubia de Oliveira correu a prova pela primeira vez, e baixou em cinco minutos o recorde da distância. Ela também elogiou o percurso e a organização.

“Um desafio incrível, cheio de obstáculos. Morro, asfalto, trilha, terra batida, areia… Tudo com muita, muita emoção. Percurso muito bom e com ótima sinalização. Só tenho a agradecer à família, amigos e parceiros”, festejou a atleta.

No percurso longo, de 18K, que foi incluído no evento este ano, vitórias de José Ricardo da Silva (1:29:20) e Ariane Holzbach, da Rafinha Running (2:22:46). A atleta, de 36 anos, é professora universitária e em 2017 ficou em terceiro nos 9K e pela primeira vez subiu no alto do pódio em uma prova.

“Já havia corrido os 9k e sabia que, na estreia dos 18km, a corrida exigiria tudo que eu valorizo na cultura do correr: treino, técnica, condicionamento, experiência, paciência, respeito ao corpo, respeito ao percurso… O ‘simples’ desafio de subir correndo o belíssimo Parque da Cidade já faz dessa uma corrida marcante, mas eu encontrei também um caminho muito bem sinalizado, muita hidratação de qualidade e uma equipe cheia de empatia pelos corredores. Descobri trilhas que desconhecia, um visual arrebatador e aquele cheirinho de mato que uma boa corrida de montanha oferece pra valer. Eu treino disciplinadamente há mais de 10 anos e esta foi a primeira vez que subi no topo do pódio”, vibrou Ariane.

Além das provas de 9K e 18K, o Desafio Tupinambá teve a prova Kids, em que as crianças fizeram a festa e amadureceram mais um pouco o seu amor pelo trail running.

A Travessia Tupinambá tem aproximadamente 7Km e liga o bairro de São Francisco à Praia de Piratininga através do Parque da Cidade, com desnível acumulado de cerca de 500 metros. O ponto mais alto fica a 266 metros de altitude, no Mirante da Pedra Quebrada, com uma vista para a Região Oceânica de Niterói. Há quem prefira a vista do Mirante da Tapera, que do alto dos seus 240 metros descortina um belíssimo e único visual das montanhas do Rio de Janeiro.

 

 

Desafio Tupinambá

18K MASCULINO
1º – José Ricardo da Silva – 1:29:20
2º – Everton Costa – Alfa Sports – 1:45:05
3º – Pablo Gelabert – Street Runners – 1:47:14
4º – José Carlos Nery – Street Runners – 1:50:52
5º – Manoel de Oliveira – 1:52:56

 

18K FEMININO
1ª – Ariane Holzbach – Rafinha Running – 2:22:46
2ª – Mariana Loureiro – 2:25:03
3ª – Adriana Rosa – Torres Trail Run – 2:27:55
4ª – Sonia Patueli – Ibexes – 2:30:20
5ª – Fabiana Ferreira – Runner Bi – 2:32:01

 

9K MASCULINO
1º – Leonardo Torres – Torres Trail Run – 46:16
2º – Carlos Magno da Cruz – Cicle Itaipú – 50:26
3º – Sandro Dutra – Caroli Runners – 50:45
4º – Auderi Moreira – Run Team Fisiomaster – 51:05
5º – Mayk Edson – Torres Trail Run – 51:22

 

9K FEMININO
1ª – Nubia de Oliveira – RRTrainer – 59:09
2ª – Rose Baptista – Street Runners – 1:06:55
3ª – Lilia Godoi – Lilia Godoi AE – 1:06:56
4ª – Ana Carolina Figueiredo – Run Team Fisiomaster – 1:07:41
5ª – Maria Soledad – EZK Team – 1:11:52

 

 

       

About The Author